Sobre a Educação
J. Krishnamurti

O que atualmente chamamos educação é um processo que consiste em acumular informações e conhecimentos, tirados dos livros, o que qualquer pessoa que saiba ler pode conseguir.

Uma educação desta espécie oferece-nos uma forma sutil de fuga de nós mesmos e (...) cria inevitavelmente, sofrimentos cada vez maiores.

O homem que não estudou pode ser mais inteligente do que o erudito.

Fizemos de exames e diplomas critério de inteligência, e desenvolvemos mentes muito sagazes, que evitam os problemas humanos vitais.

Inteligência é a capacidade de perceber o essencial, o que é; despertar essa capacidade, em si próprio e nos outros: eis em que consiste a educação.

O objetivo da educação não é o de produzir meros letrados, técnicos e caçadores de empregos, mas homens e mulheres integrados, livres de todo o temor; porque só entre tais entes humanos pode haver paz perene.

O homem ignorante não é o homem sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo; e o homem intelectualmente culto é estúpido quando crê que os livros, o saber e a autoridade lhe podem dar a compreensão.

(A educação e o significado da vida - Editora Cultrix, São Paulo, 1969).

Voltar