O que atualmente chamamos educação
é um processo que consiste em acumular informações e conhecimentos, tirados dos
livros, o que qualquer pessoa que saiba ler pode conseguir.
Uma educação desta espécie
oferece-nos uma forma sutil de fuga de nós mesmos e (...) cria inevitavelmente,
sofrimentos cada vez maiores.
O homem que não estudou pode ser
mais inteligente do que o erudito.
Fizemos de exames e diplomas
critério de inteligência, e desenvolvemos mentes muito sagazes, que evitam os
problemas humanos vitais.
Inteligência é a capacidade de
perceber o essencial, o que é; despertar essa capacidade, em si próprio e nos
outros: eis em que consiste a educação.
O objetivo da educação não é o de
produzir meros letrados, técnicos e caçadores de empregos, mas homens e
mulheres integrados, livres de todo o temor; porque só entre tais entes humanos
pode haver paz perene.
O homem ignorante não é o homem
sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo; e o homem
intelectualmente culto é estúpido quando crê que os livros, o saber e a
autoridade lhe podem dar a compreensão.
(A educação e o
significado da vida - Editora Cultrix, São Paulo, 1969).
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